Pesquisar

Ministro Marcos Pereira preside Conselho da ABDI e empossa novos membros

Ministro diz que ABDI entra numa nova fase na sua gestão
Ministro diz que ABDI entra numa nova fase na sua gestão

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, presidiu nesta tarde a 33ª reunião do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Esta foi a primeira vez que ele comandou o colegiado desde que assumiu a pasta, em maio, e serviu para empossar novos conselheiros e deliberar sobre o novo posicionamento da entidade.

O presidente da ABDI, Luiz Augusto Ferreira, fez uma apresentação da situação administrativa da agência e das mudanças estruturais já realizadas, como redução de 60% para 37% do gasto com folha de pagamento, revisão e enxugamento dos projetos em andamento e o direcionamento voltado a soluções práticas e inovadoras para a indústria brasileira.

As mudanças atendem à determinação do ministro Marcos Pereira em consonância com o momento de austeridade fiscal que vive o país. Outra medida tomada pela nova gestão foi a de reaproximar a ABDI do setor produtivo através das entidades, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e de academias, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mackenzie.

O presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, um dos novos conselheiros empossados hoje, elogiou a mudança de postura e disse querer trabalhar muito próximo da ABDI. Para ele, as agências são “irmãs”. “A missão da Apex-Brasil está diretamente relacionada ao desenvolvimento da indústria. Esse processo requer muitos agentes envolvidos”, disse.

Já o representante da CNI, Glauco José Corte, que também é presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), disse que o reposicionamento administrativo da agência também reflete os ajustes que têm sido realizados pela iniciativa privada. Ele também sugeriu uma aproximação ainda maior da ABDI com os conselheiros.

Suplente da cadeira reservada ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico da Pasta, Álvaro Prata, confirmou a tendência da agência de avançar no campo da tecnologia. “Não há hoje como falar em desenvolvimento industrial sem falar de desenvolvimento tecnológico”, afirmou.

O ministro Marcos Pereira confirmou a intenção de realizar ao menos quatro reuniões do Conselho Deliberativo durante o ano, e já marcou o próximo encontro para a segunda quinzena de novembro.

Reunião com funcionários

Antes da reunião do Conselho Deliberativo, o ministro Marcos Pereira encontrou-se com os funcionários da ABDI, no auditório da entidade, para se apresentar e falar um pouco dos planos à frente do MDIC e da nova postura na agência, sob a gestão de Luiz Augusto Ferreira. Ele reafirmou a necessidade de se buscar soluções práticas para a indústria brasileira e maior inserção das atividades desenvolvidas na ABDI no setor produtivo nacional.

Conheça os conselheiros e respectivos suplentes:

MDIC: ministro Marcos Pereira – presidente do Conselho Deliberativo da ABDI

Suplente: Fernando de Magalhães Furlan

MCTIC: ministro Gilberto Kassab

Suplente: Álvaro Toubes Prata

MPOG: Fábio Mtsuo Fukujima Goto

Suplente: Fábio Ribeiro Servo

SEMPE: José Ricardo de Freitas Martins Veiga

Suplente: Alexandre Monteiro e Silva

MF: Ricardo Kalil Moraes

Suplente: Daniel Palaro Canhete

MI: Marlon Carvalho Cambraia

Suplente: Wilfrido Tiradentes da Rocha Neto

BNDES: Cláudio Figueiredo Coelho Leal

Suplente: Luciana Xavier de Lemos Capanema

IPEA: Fernanda de Negri

Suplente: Flávia de Holanda Schmidt Squeff

CNI: Glauco José Côrte

Suplente: Carlos Eduardo Abijaodi

CNC: Roberto Nogueira Ferreira

Suplente: indefinido

Sebrae: Heloisa Regina Guimarães de Menezes

Suplente: Vinicius Lages

CUT: Lucineide Varjão Soares

Suplente: Nelson Morelli

IEDI: Pedro Wongtschowski

Suplente: Rafael Cagnin

Anprotec: José Alberto Sampaio Aranha

Suplente: Tony Chierighini

Apex-Brasil: Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos

Suplente: Francisco de Assis Leme Franco

Fonte: Ascom/MDIC